Registro de marca e seus benefícios

Target Group Por: Target Group | 04/01/18 00h30 | 00 comentários

Boa parte dos empreendedores têm dúvidas sobre o registro de uma marca e não enxergam os inúmeros benefícios a longo prazo, conheça 5 deles aqui.

Para se ter uma idéia, a cada dez empresas que são abertas no Brasil a penas uma tem o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), talvez isso por falta de informações sobre a grande importância de se ter um registro de marca ou também porque muitos acreditam que seja um serviço de valor elevado.

Diante disso poucos se dão conta de que ter uma marca registrada é sem sombra de dúvida um dos maiores ativos para qualquer tipo de empresa, é ter um bem de valor econômico que garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em todo território nacional no seu ramo de atividade, muitas vezes o registro se torna até mais valioso que o próprio estoque.

Em praticamente qualquer tipo de negócio é muito provável que os produtos ou serviços tenham marca.
Agora imagine você tendo essa marca no mercado a vários anos, porém não fez o registro e então de repente descobre que seus concorrentes estão reproduzindo e plagiando a sua marca, ou até mesmo chegue uma notificação extra judicial de uma outra empresa solicitando que você remova a marca, mesmo que você já tenha muitos anos com ela no mercado, você não tem nenhum direito de defesa diante dessa empresa.

Por isso sempre dizemos que boa parte dos empresários nem se dão conta do grande perigo que correm por não registrar a sua marca, sem falar no transtorno e prejuízo por não se atentar a este detalhe.

Somente com o registro você tem todas as garantias contra o uso indevido de sua marca diante da concorrência que muitas vezes é bem desleal.
Além disso você constrói valor para a sua a marca e gera muito mais segurança perante o seu público, já que o registro indica a procedência e a qualidade de um bem ou serviço, tendo muito mais credibilidade no mercado.

Procedimento essencial para o registro de uma marca

Um dos primeiros passos que se deve ter em mente é que o empreendedor realize uma pesquisa para verificar se a marca está disponível para registro no INPI, pois nada adianta investir em uma marca se ela já estiver registrada por outra empresa não é verdade?

É possível fazer a busca por palavra-chave, número do processo e nome do depositante. Acesse o sistema de busca de marcas e aceite o certificado de segurança para pesquisar.

Outro fator que também consideramos muito importante é ter um domínio na internet registrado com o nome da sua marca, apesar de não ser obrigatório isso irá evitar muitos transtornos futuros.
Pesquise no  registro.br para saber se o registro de dominio para sua marca está disponivel.
Também é interessante contratar um bom programador para desenvolver um site que se conecte perfeitamente com sua marca recomendamos a Agência Falcão Digital nesse sentido.

Aqui listamos as 7 principais vantagens em registrar sua marca


1) - Proteção
Protege a sua marca contra cópias ou uso indevido por parte de terceiros, e lhe confere o direito de notificá-los e impedi-los de utilizarem a sua marca sem o seu consentimento;

2) - Sua Marca Como Um Bem
Assim como outros bens da empresa, uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada, gerando receita;
Além disso, uma marca registrada pode ser avaliada, contabilizada e, se necessário, utilizada como garantia bancária.

3) - Praticidade
Assegura e facilita indenizações em caso de cópia ou uso indevido da sua marca por terceiros, evitando um longo e custoso processo para provar que a marca é sua;

4) - Agrega Valor A Marca
Agregam valores a produtos e serviços, capazes de transmitir credibilidade junto ao mercado, pois indicam procedência e qualidade;

5) - Garantia
Garante proteção legal de exclusividade em todo o território nacional por dez anos, em seu ramo de atividade, podendo prorrogar o seu registro de dez em dez anos, sucessivamente;

6) - Sem Plagio
Dá o direito de impedir que terceiros utilizem sinais idênticos ou semelhantes aos da sua marca;

7) - Evite Riscos
Com uma marca devidamente registrada voê evita o risco de ter que a mudar sua marca e suspender a sua utilização;
 
Sonhos não se realizam sozinhos, é preciso que você os persiga.
Realize seu sonho com a gente, nós te ajudamos a chegar lá.

 

 

 

COMPARTILHE