Investir em franquias ou marca própria

Target Group Por: Target Group | 16/03/18 10h42 | 00 comentários

Uma das principais dúvidas de quem está pensando em empreender é se investe em franquias ou marca própria.

Neste artigo abordamos os principais pontos nos dois modelos de negócio que são as principais dúvidas em quem está pensando em empreender, mas ainda está indeciso em qual mercado investir, FRANQUIAS x MARCA PRÓPRIA.

A franquia é um modelo de negócio bastante interessante para quem pensa em empreender, pois permite utilizar uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de gestão.

De acordo com o balanço parcial da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias cresceu 8% em 2017 saltando de R$ 151,2 bilhões para 163,00 bilhões, sinais de indiscutível crescimento em pleno ano de crise que em contramão do mesmo balanço teve pelo menos 24% dos negócios próprios com fechamento de portas e falência decretada, dados que continuam a crescer devido à crise que se instalou nos últimos anos no Brasil.

Empresas como: Franquia Mardelle, Mapcell Celulares, O Sorvetão, KFC, Cacau show, Dia%, Girafas,Pizza hut, Rei do mate, lanchão e boticário são apenas alguns exemplos de franquias de sucessos que só de ouvir o nome sabe-se que se trata de nomes de sucesso e que vem crescendo em ritmos acelerados.

Pontos positivos, critérios favoráveis e vantagens são os maiores atrativos para quem procura uma franquia.
O formato oferece caminhos para resultados de uma carreira promissora no ramo do empreendedorismo, sendo que as franquias têm como destaque uma previa experiência a ser oferecida ao franqueado tais como: apoio, resultados, produtos e marcas já inseridas e claro uma grande economia em escala.

O empreendedorismo de franquias tem relação de disciplina e cultura empresarial, o que turbina ainda mais as chances de crescimento garantido sucesso em meio à crise, as franquias oferecem muito maior rapidez na expansão do negócio, com um investimento extremamente baixo em relação ao mercado tradicional.

Além de tudo ainda existe o aumento da disponibilidade de tempo e recursos para ações de marketing, aperfeiçoando o desenvolvimento de produtos ou serviços, ganhando o fortalecimento da marca e penetração no mercado, devido à visibilidade e capilaridade alcançadas com a abertura das unidades franqueadas.


Grandes diferenciais em uma franquia

1). A economia de escala, reduz o custo médio de produção diminuindo o preço da matéria prima utilizada, já que o maior volume de compras aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores da rede.

2). Equipe reduzida, quando comparada ao negócio próprio, já que se trata de uma gestão descentralizada, cabendo aos franqueados manter e gerenciar sua própria equipe.

3). Lealdade do canal de distribuição, por tratar-se de uma parceria firmada entre franqueadores e franqueados ambos trabalham juntos para o sucesso e crescimento da rede, neste empenho de ambos os lados a marca ganha muito mais destaque no mercado e passa a crescer de forma muito mais acelerada se comparada ao negócio tradicional.

4). Um outro fator bastante importante para qualquer tipo de negócio é o tempo, e o modelo de franquia é ideal para quem precisa desse tempo para o desenvolvimento de produtos e serviços, isso devido ao não envolvimento no dia a dia das unidades franqueadas

5). Muito maior eficiência na gestão das unidades, por contar com a motivação e liderança de cada franqueado em busca de resultados para a sua empresa.

6). O modelo de franquia reduz todos os riscos trabalhistas que um negócio tradicional em expansão exige, já que não há vínculo empregatício entre a empresa franqueadora com franqueados e seus funcionários.

Um outro ponto bastante importante de se lembrar é que para resguardar os franqueados e franqueadores foi criada a LEI No 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994 que dispõe em estruturar a categoria e os principais requisitos e obrigações de ambos, isso torna este segmento muito mais atrativo que negócios sem nenhuma regulamentação no mercado.
Além disso temos um outro ponto positivo que é a ABF, esta associação tem estimulado o mercado de franquias no Brasil além de representar os interesses do segmento junto ao governo, contando com centenas de associados.

Com o grande crescimento das franquias é relevante lembrar que se trata de um negócio extremamente promissor e tem resultados precisos e duradouros, enquanto que a marca própria ou (Empreendedorismo Individual) vem sendo bombardeado com quase 24% de chances de quebrar nos primeiros anos.
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) nos próximos anos a tendência do empreendedorismo individual ser alavancado novamente é praticamente um milagre em meios as estatísticas futuras.

Portanto apostar em franquias está cada vez mais em alta e em destaque visando que: O BRASIL ocupa o 4º lugar no ranking mundial em número de redes de franquias, ficando atrás apenas da China, Eua e Coréia do sul, já em número de unidades franqueadas, ocupa o 6º lugar, ficando atrás dos Eua, China, Japão, Coréia do Sul e Filipinas.

São mais de 130.000 de unidades de franquias espalhadas pelo país, contabilizando aproximadamente uma unidade para cada 1.500 habitantes.

Se você deseja adquirir uma franquia que já está em pleno funcionamento conheça algumas marcas que temos assessorado e tenha certeza de um bom negócio.
CONHEÇA ALGUMAS MARCAS EM EXPANSÃO AQUI.

 

 


Já se você deseja expandir sua empresa utilizando o modelo de franquias, somos especialistas neste segmento e temos uma equipe altamente capacitada para alavancar seu negócio.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA.

 

 

 

COMPARTILHE