Escolhendo uma franquia certa para investir

Target Group Por: Target Group | 24/07/18 15h21 | 00 comentários

Na escolha de uma franquia certa para investir, um dos principais pontos que se deve levar em consideração é o perfil do franqueado.

IMPORTANTE: Nunca assine um contrato de franquia sem antes analizar a fundo a franquia.

É preciso entender que quem está buscando empreender no mercado de franquias e gostaria de saber qual a franquia certa para investir seu dinheiro exige uma serie de cuidados e pesquisa e mesmo assim ainda não há certeza de que o negócio dará certo, mas com certeza irá diminuir muito a chance de comprar a franquia errada .

É exatamente por isso que nós da Group Target Franquias escrevemos este artigo, para trazer para você pontos fundamentais que irão fazer toda a diferença na escolha da franquia.

Antes de tudo é importante lembrar que, assim como em todo tipo de negócio, no modelo de franquias o franqueado terá responsabilidades na gestão da empresa, tais como: Gerenciar pessoas, calcular riscos, evitar gastos desnecessários principalmente no início do empreendimento, estar atento as operações diárias da empresa e dependendo do segmento, muitas vezes será necessário consumir até mesmo os finais de semana ou trabalhar muitas horas por dia, até que o negócio se estabilize e começe a render os frutos.

PERFIL DO FRANQUEADO
Escolher uma franquia também é uma questão muito pessoal de cada um, por isso é importante entender o que o futuro franqueado está procurando e qual o seu perfil.
Por exemplo, se buscar mais retorno financeiro saiba que o melhor segmento é aquele exige mais esforço e trabalho como por exemplo lojas de Shopping que dão muito movimento principalmente nos finais de semana, lojas de bolos, sorveterias e lanchonetes também são uma excelente opção, porém se o futuro franqueado procura em negócio que ofereça uma rotina mais flexível e assim poder desfrutar de mais tempo para a família ou mesmo lazer, a primeira opção fica um pouco incompatível.

Analise bem cada tipo de segmento e veja qual se adapta melhor a rotina.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) classificou o franchising nacional em 11 tipos de segmentos variados que são:

  1. Alimentação;
  2. Casa e construção;
  3. Comunicação, informática e eletrônicos;
  4. Entretenimento e lazer;
  5. Hotelaria e turismo;
  6. Limpeza e conservação;
  7. Moda;
  8. Saúde, beleza e bem estar;
  9. Serviços automotivos;
  10. Serviços e outros negócios; 
  11. Srviços educacionais.

Dica Target Franquias). É preciso equilibrar bem as coisas, entender seus objetivos e saber o porquê quer empreender e assim filtrar que tipo de negócio combina com esse objetivo.

ESCOLHA DA MARCA
Concluindo o ponto anterior chegou a hora da escolha da marca, talvez esse seja um dos pontos mais importantes.
Pesquise cada detalhe da marca, entre em contato direto com a rede, faça reuniões possível para esclarecer dúvidas e ter as apresentações, conheça todos os detalhes, a história, como surgiu, qual a missão a visão e os valores empregados.

Analise bem os seguintes pontos: Qual o histórico dessa marca e sua integridade; Como seus produtos ou serviços estão posicionados diante do público; Taxas cobradas, royalties e fundo de propaganda; Nível de satisfação dos franqueados; Suporte oferecido ao franqueado;

Dica Target Franquias). Algumas marcas novas ou com poucas unidades podem ser excelentes opções de investimento pois normalmente irão proporcionar inúmeros benefícios como descontos, possibilidades de pagamento diferenciado, exclusividade ou preferência de área, bonificações em produtos para divulgação de inauguração, marketing local além de um relacionamento mais muito mais próximo.
Obs. Porém, é importante observar se a marca tem potencial para se sustentar a longo prazo.

ESTUDO DE VIABILIDADE NA REGIÃO
Já feito toda uma análise do segmento de negócio, escolha da marca e o perfil do franqueado, é o momento de realizar uma avaliação do potencial deste mercado na região, isso é importante para entender se o negócio terá espaço no local.

Conheça os potenciais concorrentes, seus pontos fortes e pontos fracos, quais os tipos de cliente cada um tem, qual tipo de atendimento oferecem, enfim conheça os detalhes e riscos que o mercado local possa oferecer.
Através deste estudo terá acesso a imumeras estatisticas  assim será capaz de traçar estrategias para o negócio com muito mais segurança.

CONHEÇA O SISTEMA DA FRANQUIA
Já observado inúmeros pontos vamos agora falar do sistema de como é regida estrutura da franquia com os seus franqueados e alguns pontos que devem ser bem observados.

Tempo de Contrato: Todos os contratos de franquias têm um prazo definido onde poderão ser ou não renovados, por isso é muito importante observar se o prazo do contrato excede o tempo estimado de retorno do investimento do franqueado;

Treinamento: O Know-how (conjunto de conhecimentos técnicos e práticos "fórmulas, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc", referentes à determinada atividade), deve ser transmitido através de treinamentos e ser descrito em manuais, pois somente assim o franqueado poderá aplicar os conceitos da marca no dia a dia do negócio.
Procure saber como a franquia poderá oferecer suporte e assistência continua ao franqueado mesmo à distância.

Taxas: É importante saber que para fazer parte de uma rede de franquias o franqueado terá custos mensais como royalties e em algumas vezes fundo de propaganda dependendo do contrato.
Então esteja bem atendo a estas taxas e o valor das mesas antes de assinar um contrato.

Padrão da marca: Além dos pontos citados acima, deve-se também entender que, todo franqueado deverá manter todos os padrões exigidos pela franquia, sendo assim dará livre acesso ao supervisor da marca para que possa conferir se a unidade está sendo executada de acordo com a determinação.
Isso é muito importante para que a franquia possa manter sua marca firme e não prejudicar outros franqueados ou sua reputação.


INVESTIMENTO FINANCEIRO
Um outro ponto que se deve levar em questão antes de adquirir uma franquia é saber qual os valores envolvidos na operação do negócio e seu faturamento.
Lembrando que não se trata apenas do investimento inicial para a abertura da loja, é preciso ter reservado um capital de giro e um fundo de caixa, algumas franquias já exigem esse capital de giro inicial, antes mesmo de fechar contrato, isso para evitar riscos de na operação da loja.

É importante se manter sem a necessidade de retirar do financeiro da empresa antes do Payback informado pelo franqueador, deve se entender que, por mais que se goste da franquia, se não tiver a questão financeira bem estruturada, evite seguir em frente para não se decepcionar no futuro.

COF (CIRCULAR DE OFERTAS)
Já com todas as informações analizadas e com o interesse em avançar com marca é de extrema importancia solicitar a COF (Circular de Oferta de Franquia) e fazer uma analize minuciosa com tudo o que foi dito em reuniões e apresentações, este documento contém todas as informações importantes que você precisa para tomar uma decisão correta em relação a franquia, além disso é um documento que tem validade juridica.

O que analizar na COF: Analize a questão de socios da empresa veja quem, procure nas redes sociais pelo perfil de cada um, verifique a situação da empresa junto e Receita Federal se realmente está registrada corretamente com um CNPJ válido, se não existe nenhuma pendência ou processo contra a empresa ou contra os sócios.

Indormação importante: Na COF você terá o contato de outros franqueados, de quem é, e de quem já foi franqueado, com isso você poderá entrar em contato com essas pessoas e obeter muitas outras informações sobre a franquia, saber sobre o suporte da franqueadora que é muito importante, verificar se os números realmente são reais, conversando com esses franqueados você terá um feedback completo da franquia.
E respondendo a dúvida principal deste artigo, é exatamente na COF que você irá entender o perfil ideal do franqueado da marca, a planilha de custos e gastos da empresa e quais são suas despesas.

Importante: Segundo a lei de franquias, com a COF em mãos o futuro franqueado terá um prazo de 10 dias para fazer uma analize no documento e assim assinar ou não o contrato, pagando apenas a primeira taxa à franqueadora.

Resumo
Procure sempre compreender o que você espera da rotina de trabalho, qual seu objetivo, conheça a marca, os produtos da marca, a região onde pretende atuar, valores de investimento e retorno, analize bem a COF e então pergunte-se:

  • Qual é o capital disponível para investir?
  • Tem esse valor?
  • Quanto tempo tem para se dedicar no negócio?
  • Que tipo de trabalho prefere: atender diretamente o público ou gerenciar uma equipe?
  • Quais são suas habilidades e conhecimentos profissionais mais fortes?
  • Quanto você espera faturar no negócio?

Com seu perfil delineado, você consegue delinear também aquilo que procura nas marcas e, assim tomar uma decisão muito mais coerente a realidade.

Estude e tenha mais informações sobre o segmento, saiba o que a legislação diz, saiba seus direitos e deveres assim também como os da franqueadora, faça contato, solicite mais informações da franquia e analise todos os aspectos.
Procure outros franqueados da marca e saiba a opinião de cada um deles, se estão satisfeitos e se o franqueador cumpre com o que foi combinado durante a negociação, além disso veja se realmente o negócio é competitivo em relação aos concorrentes.

Se possivél durante todo processo da escolha de uma franquia procure fazer isso com ajuda de um profissional, assim muitos riscos são eliminados já que o profissional conhece muitos detalhes deste mercado.

Precisando de maiores informações entre em contato conosco!
Nós da Group Target Franquias temos consultores especializados no assunto.
Solicite uma consultoria gratuita conosco agora mesmo!

 

 

 

COMPARTILHE